Chã das Eiras

31.1.08







Posted by Cha das Eiras at 11:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Formação 2009

Danças Tradicionais do Mundo

formador: Sophie Kalisz4as-feiras das 21h às 22h45


Capoeira Angola formador: Professor Tijolo (São Paulo)2as-feiras, 3as-feiras e 5as-feiras das 20h às 22hroda aberta: sábados das 14h30 às 17h



Oficina de Forró - 6 de Maio a 1 de Julho
formador: Sérgio Cardoso, Inês Guedes, e convidados4as-feiras 19h15 às 21h00


Workshop de Teatro - de 18 de Março a 17 de Junho

Segue o Programa do mesmo e Biografia do Formador

"1
Trabalho sobre o corpo em desequilíbrio, em deslize, em risco, o corpo que ultrapassa as fronteiras do seu próprio espaço de segurança e assim atinge o outro.O despertar da auto confiança capaz de permitir o abandono e propiciar o imprevisível .O binómio espontaneidade/ forma sob o signo da intencionalidade, expresso por meio da revisitação criativa de processos de training.Dinâmicas e energias de deslocação no espaço de trabalho, a partir dos membros inferiores, sob formas precisas de deslocação, sob a descontextualização progressiva do pisar, sob o constrangimento de ter de criar deslocações pessoalizadas.Libertação progressiva da expressividade do tronco em imobilidade e em movimento, especificação e desenvolvimento dos pontos de partida do impulso.Dinâmicas e energias de direccionamento do impulso , tanto no aspecto da intensidade como no da qualidade.Trabalho de activação respiratória, diferenças entre respiração pela boca e pelo nariz, a respiração como um fio de Ariadne.


2
Trabalho sobre a teatralidade enquanto acção comprometida que implica a totalidade do indivíduo, que corresponde a uma necessidade concreta e real de interacção e expressão.Trabalho sobre as bases mais primárias da contracena, choque, suporte, estimulo, recusa, conflito, risco, confiança no parceiro de jogo.Despertar progressivo da intuição e da imaginação activas partindo tanto da necessidade de incorporar constrangimentos e ápriori corporais, como da provocação imediata para o exponenciar de respostas criativas no presente.Condicionantes vectoriais da acção/movimento, quem, quando, onde, o quê, como, porquê, para o quê, contra o quê.Simbioses e contaminações entre o substrato imaginário e a formalidade da fisicalidade concreta.Estratégias paralelas conducentes á ampliação do espectro pessoal de movimento, trabalho sobre animais, sobre as diferentes fisicalidades que se manifestam ao longo do ciclo de uma vida, compreensão e integração do movimento alheio.Experiências sobre os vários processos do olhar, da visão.


3
Trabalho sobre a abordagem e a criação ou levantamento de um espaço cénico, qualitativamente diverso do espaço e do local quotidiano, embora apoiando-se e desenvolvendo-se a partir deste, numa organicidade que o presente concreto deve alimentar e não impedir.A importância de “escolher” o espaço mantendo com ele uma relação de subjectividade pessoal capaz de metamorfosear a inércia dos materiais e dos volumes em fontes de inspiração para o vivo, entendendo-se o corpo como, ele também, um espaço a escolher.O espaço enquanto fronteira e enquanto vazio por preencher, os espaços por trás do “espaço”, as coordenadas da esfera espacial do indivíduo e as suas ressonâncias subjectivas.O inevitável relacionar da espacialidade com a temporalidade, enquanto ritmo de mudança, enquanto momento expresso num tempo irrepetivel, a recuperar e reviver noutros momentos de irrepetibilidade.A ética como dimensão irredutível do trabalho do performer, não como imposição de uma disciplina abstractamente exterior mas como factor passível de determinar ou impedir a possibilidade de uma teatralidade eficaz.Reflexão sucinta sobre as similitudes entre o espaço da cena, o espaço do sonho, e o espaço mítico."

1º - Encontro de Capoeira Angola - Grupo Irmãos Guerreiros

Foi um sucesso!
Fomos visitados por angoleiros da Polónia, da Finlândia, da Noruega, de Espanha e da Alemanha, fomos apadrinhados pelo Mestre Umoy, e visitados pelo mestre Barão.

O próximo encontro ficou agendado para Abril, que coincide com o aniversário do Grupo de Capoeira Irmãos Guerreiros do Porto. Brevemente mais informações.

Mudanças!

A EIRA está a mudar... está a crescer, a ficar mais aconchegante.
Ontem veio o bilhar, um novo balcão (desta vez um a sério, sem improvisos), mais algumas mesas e cadeiras.
Aos pouquinhos vamos conseguindo atingir os objectivos inicialmente propostos.
Até ao final do ano (se tudo correr como é suposto) teremos novas cores, mais casas de banho, e a sala de ensaios, à tanto esperados.
Continuamos a precisar e a aceitar ajuda, apoios... tintas, mobilia, livros, bibelot's... que acharem que nos fica bem...

FORMAÇÕES 2008

Danças Tradicionais do Mundo
formador: Sophie Kalisz
4as-feiras das 21h às 22h45

Capoeira Angola
formador: Professor Tijolo (São Paulo)
2as-feiras, 3as-feiras e 5as-feiras das 20h às 22h
roda aberta: sábados das 14h30 às 17h

Teoria Musical e Solfejo - data a definir

Iniação Teatral - 17 de Setembro a 19 de Dezembro
formador: Renata Portas
4as-feiras e 6as-feiras das 18h30 às 20h30

ANO NOVO VIDA NOVA

Olhando para trás diria que este ano de aventura passou num ápice. Olhando mais para trás ainda, constato que todo o suor e lágrimas não foram em vão. Estou melhor assim; inconformado, revoltado e insatisfeito com o marasmo que me rodeia. Não vejo a cultura como posse de uma elite… Mas adiante, não estou aqui para falar do passado, mas sim do futuro, da próxima época. Tanto da associação ‘Barrabás Soundsystem’ como do espaço ‘Chã das Eiras’. Diz o slogan: “Espaço de Maturação, Secagem e Desfolhagem de Ideias. Estou em crer que já podemos arrancar para a parte da secagem, a maturação foi dura mas as ideias estão muito mais claras agora.

Nesta época que agora arranca, vamo-nos concentrar, em termos de programação, na promoção de espectáculos e eventos ao vivo. Sem tabus, sem géneros proibidos, sem preconceitos, mas ao vivo. Queremo-nos estabelecer como uma das melhores salas de pequena/média capacidade do Porto. Não em termos competitivos mas em termos de objectivos qualitativos. As festas “malucas” com DJs e muita electrónica até às tantas da manhã vão acabar. Conhecemos excelentes pessoas nesta área a quem só temos que tirar o chapéu e dar um bem-haja. Mas na verdade concluímos que há casas no Porto com melhores condições do que nós para tal fim. Fica prometido no entanto que no São João fazemos a festa até ao meio-dia.

Em termos de horários de funcionamento, iremos estar abertos de segunda a sábado, das 18h00 às 2h00 podendo haver tolerância até às 4h00 de quinta a sábado se se justificar. Não esquecer que todos os eventos começam entre as 0h30 e a 1h e que isso é que vai valer a pena.

Durante as tardes, continuaremos com as formações e workshops em curso (DançasTtradicionais Europeias e Capoeira Angola), assim como outros já agendados (Teatro/Expressão Dramática e Teoria Musical/Solfejo). Teremos música ambiente, churrasco, serviço de cafetaria, uma mesa de bilhar e jogos recreativos.

Por fim, mas com igual grau de importância, vamos procurar melhorar as condições de conforto e serviço dentro do nosso espaço. Em meados de Setembro já se vai começar a notar a diferença.

Seja bem vindo quem vier por bem mas para usufruir do nosso espaço é obrigatório ser associado. Que o movimento associativista perdure e possa contribuir para o bem da sociedade em geral.

Barrabás

A Eira Tem o apoio de:


11, 12, 13 e 14 de Maio RE-EIRAR

“Vimos por este meio informar que na próxima semana vamos estar em remodelações e apelar à vossa contribuição. Vamos renovar a decoração das salas e bar, construir um balcão, pintar as paredes das escadas, forrar sofás, arranjar o jardim...Para além da mão de obra, precisamos de materiais, madeira, ferros, tecidos, tintas, mobília, etc.Se alguém estiver disponível por favor responda a este mail. Programa das festas, sempre com direito a churrasco:Domingo, 11, às 20h30, após o Jazz: desmontar bar e sala de espectáculos, limpar paredes, raspar paredes, pintar de branco; Segunda, 12, 16h: pintar paredes das escadas; pintar bar, montar prateleiras; Terça 16h: montar balcão, colocar prateleiras no armazém, organizar armazém, forrar sofás; Quarta 16h: preparar a abertura.
Conscientes de que dificilmente conseguiremos realizar todas as tarefas em 3 dias, na semana seguinte repetimos as festas, com um programa diferente.”

Apareçam! Comentem! Associem-se!

Em 4 meses de existência, a Eira já apresentou 17 concertos, 3 exposições, 1 sessão de cinema e 1 espectáculo de fogo.

Comentem os nossos eventos, enviem-nos sugestões e propostas.

Associem-se à BSS: basta aparecer na Eira, com BI e uma foto, preencher o formulário de Inscrição.
Os nossos associados têm direito a usufruto do espaço e serviços prestados, e prioridade na escolha de projectos/eventos a apresentar na Eira.

O espaço está também disponível para grupos (teatro, música, dança, etc.) que não tenham local de ensaio/trabalho. Para mail informações, contactem connosco através do mail ou telefone (931147485 ou 938612863)

Arquivo do blog

  • jul. (1)
  • jun. (2)
  • mai. (5)
  • abr. (5)
  • mar. (6)
  • fev. (5)
  • jan. (4)
  • dez. (2)
  • nov. (4)
  • out. (4)
  • set. (10)
  • ago. (8)
  • jul. (14)
  • jun. (13)
  • mai. (14)
  • abr. (12)
  • mar. (7)
  • fev. (5)
  • jan. (12)
  • dez. (3)
  • nov. (2)
  • out. (9)
  • set. (4)

CHA DAS EIRAS

Cha das Eiras
Porto, Sé - Rua Chã 127, Portugal
e-mail: barrabassoundsystem@gmail.com 938612863 - 931147485 - 919885765 OBJECTIVOS E ATRIBUIÇÕES da BSS, Associação Cultural:organizar e promover encontros de âmbito cultural; promover acções de formação de jovens, tendo em vista a sua integração soció-profissional, nas áreas culturais; promover o intercâmbio e cooperação com associações e organismos, nacionais e estrangeiros, que prossigam os mesmos objectivos; promover intervenção sociocultural, tendo em vista a (re)inserção social de crianças, jovens e adultos, através de actividades, lúdicas, recreativas e pedagógicas
Ver meu perfil completo

Seguidores

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

links

  • myspace Barrabas Soundsystem
  • Cazuá de Bremen - Grupo Irmãos Guerreiros
  • Fenther
  • Portal do Cinema
  • pedro correia - clown
  • Pede Moleque
  • http://www.wrestling-fever.blogspot.com/
  • catalina chirila - ilustração
  • http://www.arquivoindependente.blogspot.com/
  • Fazedores de Teatro
  • S.E.Q.S.O
  • dancas para bebes
  • teatrus
  • http://portal-futebol.blogspot.com/
A Eira é um espaço gerido peça Barrabás Soundsystem, Associação Cultural